A evidencia de um pais dividido é uma conquista
Ao assistir uma lúcida entrevista do rapper Emicida me dei conta de um fato bastante relevante nestes últimos anos de turbulência politica a que todos nós, nos submetemos . Em um dado momento de sua entrevista disse mais ou menos assim o rapper " O Brasil é um pais dividido desde sempre e se isto se tornou evidente nos últimos tempos, até isto é uma conquista". Ora eu na carne estou sentindo um pouco o que os negros, mulheres enfim as minorias de nosso sistema econômico sofreram durante seculos e ainda sofrem seja pelo racismo ,pela discriminação, pelo ódio de classe .
Na minha rua em tradicional bairro de Belo Horizonte , habitado por paneleiros anti Dilma ,sou chamado de ladrão, se eu sair com um camisa do PT ou mesmo defender o partido pelo seu tripé ideológico distribuição de renda , inclusão social e democracia , ou seja a versão atualizada e operacional da Revolução Francesa ( Liberté, egalité e fraternité), que se diga de passagem com sucesso por 12 anos ,
É desta forma que muitos negros são tratados antes de lhe possibilitarem defesa, ou como muitas mulheres são tratadas antes de lhes darem oportunidade de mostrar sua competência , ou homossexuais, moradores de rua, índios, pobres são tratados por serem o que são. A situação é análoga pois o PT é uma organização sujeita a todos pecados e virtudes carnais , portanto não isenta de ter corruptos que infiltraram em seus quadros, mas de fato em nono lugar no ranking do TSE de parlamentares cassados, e com um quadro enorme de filiados, vereadores,prefeitos deputados, governadores , senadores e presidentes de comprovadas militância e ação politica , cidadãos, sérios, honestos que dão provas diárias que amam este Pais e o planeta que habitam.
Este tratamento evidencia o Brasil Secular da Casa Grande , onde "se não pensa como eu és da Senzala". E´uma conquista sentir esta evidencia que estava mascarada pela ausência do debate pois agora podemos nos organizar pessoal e coletivamente para nossos relacionamentos sociais , pessoais e íntimos, pois afinal os homens e mulheres que nos rodeiam, nem tanto estão para Rousseu como "produtos do meio" , nem tanto estão para Hobbes como "lobos do próprio homem" , mas certamente todos sujeitos a pedagogia do oprimido de Paulo Freire pois afinal só com educação e conhecimento é possível domar o opressor que reside em cada um de nós. Através do debate com respeito mutuo podemos abrir portas e janelas para convivência pacifica e fazer politica real.
Mas fatores perigosos catalizam a predisposição ao ódio, comportamento este bastante incomum em nossa cultura. A economia sempre exerceu forte poder sobre a politica no sistema capitalista e dai decorrem evidentes, o recente o financiamento de jovens brasileiros por grupos de direita do Estado Unidos( Irmãos Hooks) e da mídia que exerce diuturnamente um noticiário faccioso e terrorista , que não é novidade pois assim operam desde o final da segunda guerra mundial conforme o compendio de Goebbels para defender opinião de seus anunciantes , e de seus donos vassalos de politicas anti nacionais, é claro com apoio de colaboracionistas( homens e partidos ) que defendem a dependência econômica não mais como estrutural mas uma condição inexorável à Wall Street.
A nossa recente democracia está em risco, com sempre esteve, mas agora o métodos de ataque mudaram, mas nos que defendemos o ideário de Tiradentes, também estamos mais fortes e conhecendo melhor nossos obstáculos certamente podemos e faremos deste pais uma Grande Nação.
Morando trabalhando, empresariando, investindo enfim vivendo aqui. Para quem não compartilhar este ideário, sem traumas Miami é logo alí.

0 Comentários